quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Comunicar acima de tudo

 Hoje em dia as coisas evoluíram muito e como o nome já diz evoluiriam, que dizer, melhoraram, porém nem sempre nós utilizamos as ferramentas a favor de um bom papel na música.
 Hoje em dia é nítido que a qualidade dos cantores melhorou, que a tecnologia ajudou a mais pessoas poderem gravar suas músicas, porém não devemos esquecer de que no caso da música cristã você tem algo a mais para passar as pessoas que um melodia, temos conteúdo e palavras que tragam pessoas mais perto de Cristo, que as tirem de uma situação que elas acham não ter solução, que as tragam para salvação. Temos que ter certo de que o que vamos cantar possa agradar musicalmente quem ouve, mas deve-se também atentar-se a letra e saber se ela esta clara e inteligível, que não é apenas melodias de entretenimento.
 Se temos algo para comunicar que seja importante costumamos ir direto ao ponto e muitas das vezes utilizamos de artifícios para que sejamos bem entendidos. Um pastor de ovelhas não carrega um cajado simplesmente porque ele tem uma perna menor que a outra ou dores nas costas insuportaveis, mas pra contar as ovelhas, para muitas vezes tirá-las de algum lugar de difícil acesso, mas também para repreender quando uma ovelha acaba se afastando ou transgredindo alguma colocada para melhor assegurar o rebanho. Para ser melhor entendido o pastor as vezes utilizava seu cajado, mandamos flores e um cartão quando queremos para deixar bem claro nossos sentimentos por alguém, empresas grandes como redes de supermercados utilizam a mídia impressa, digital, jingles para comunicar e são objetivos e claros- Vender mais barato- e outros exemplos poderíamos colocar  aqui, mas nem sempre somos tão objetivos quanto os exemplos acima citados, pois nem sempre priorizamos a mensagem em si. É claro que você tem que ser minucioso nos arranjos, criterioso na interpretação vocal, valorizar características da música e por aí vai, mas lembre-se de que tudo isso é para destacar a mensagem, pois o quadro deve estar em evidência e não a moldura.
 Acredito que é possível chegar num ponto ideal sem perder riqueza musical, pois como publicitário é bom sempre tenho em mente a frase "o pouco é muito". Sempre funciona. Fazer uma boa música na minha opinião está mais relacionado a letra que chame a atenção com uma bela melodia do que encher a árvore de bolinhas de vidro e não ter presente debaixo dela. Eu sinto falta de letra sinceras, que não sejam comerciais e que não não tenham apenas melodias que fazem pessoas admirar os cantores, mas que fazem admirar o criador do cantor, por isso passo a concordar com o que ta escrito no site http://www.osarrais.com porque é cada vez mais difícil escrever letras sinceras. Mas é só uma opinião e espero que eu esteja completamente enganado. Abraço a todos.