quarta-feira, 16 de março de 2011

As vezes leva quinze minutos; outras vezes um ano

Olá. tudo certo?
Bom, estava eu hoje olhando o repertório e enviando algumas amostras de músicas pra pessoas interessadas e peguei uma pra enviar, mas primeiro estava escutando para saber qual das gravações estava melhor e quando comecei a escutar logo me veio um filme na cabeça de vários momentos desta canção.
É que na verdade esta é uma das músicas que mais me identifiquei e que mais me deu trabalho pra compor, pois levei mais de um ano pra escreve-la.
Eu precisava de uma música para o CD "vinde a mim" do Grupo Mensagem e nada me vinha a mente, e também estava esperando a música de um amigo meu. Comecei a escrever e escutar referências e, de repente, me veio uma linha melódica e um trecho com a seguinte frase: "Tu És Deus maravilhoso de uma bondade singular", contudo o resto não me encaminhava, eu lia a bíblia escrevia um pouco, rabiscava, apagava, começava de novo e nada só me vinha melodia, e letra que é bom, nada! Eu já fiz algumas música que me levaram um bom tempo, mas foi no máximo 4 meses, porém esta estava latente na minha cabeça e ficou por um bom tempo sem um trégua pra minha imaginação. Normalmente leva-se algum tempo pra se compor, no meu caso, claro. Em um casamento recente que fui convidado, por motivo de vários compromissos com o grupo de início de ano, eu fui fazer a música no dia do casamento, faltando 3 horas pra começar o mesmo. Falta de consideração? "Considere" isso você, pois pra mim foi falta de criatividade, tempo e inspiração, mas no final deu tudo certo e a música ficou, na opinião de quem ouviu, muito boa e foi feita em 15 minutos.
No caso da música "Os campos estão brancos" cujo tempo levou mais do que eu queria, porém no tempo de Deus, ela não foi para o nosso álbum, foi começar a ser ensaiada um ano e pouco após o lançamento do CD e mesmo assim eu estava insatisfeito com a música, pois pra mim, faltava ainda uma parte final depois do trecho "os campos estão brancos, os sinais já se anunciam", depois de ensaiar até o fim e sempre no final da música eu cantarolar mais um trecho resolvi escrever. Fui para meu escritório, li um trecho de apocalipse e escrevi o seguinte: "Muito em breve Cristo irá voltar e sua face iremos contemplar, Hosana.
Ouviremos anjos a cantar em forte coro: Emanuel, Glória a Deus". Depois achei interessante voltar ao coro.
 Porque as vezes é tão difícil compor determinado assuntos? Porque leva-se tanto tempo pra se escrever algo que quando se ouvi a música parece tão obvia?
Acredito que o que falta as vezes é saber do que se fala, cada dia que passa me é mais difícil ser mais sincero e verdadeiro, cada dia que passa torna-se mais difícil escrever uma música que eu me identifique, que ela faça parte total de mim, letra com conteúdo e que faça pensar e não apenas mero entretenimento e com melodias  com belas harmonias e cantores de alto nível, porém confio em Deus e o que ele pode fazer através de meus dons e sei que as vezes ele quer algo bem lapidado, direto, contundente e que todos entendam. As vezes leva quinze minutos; outras vezes um ano.