segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pra cultura tudo; pra princípio nada.

 Bom dia pra você.
 Estava eu no banho depois de ter ouvido um bom tempo música e de vários estilos e terminei com um belo coral, mas enquanto tomava banho uma coisa me incomodava. Quantas pessoas são exigentes ao extremos e se tornam "escravos" de seus gostos e estatus musical.
 Sim, porque conseguem ser perseguidoras de estilos musicais que não lhes agrada o ouvido e toma a liberdade de concluir se é certo ou errado, o que está no topo da piramide e ou que esta na base, o que é primeira classe e o que é o resto. Classificam até de boa música, mas sem mesmo saber porque a classificam desta forma. Fazem isso porque acham mesmo ou porque precisam manter a postura de pseudo-intelectual?
 Algumas pessoas colocam tudo em caixas e rotulam o que pode e o que não pode o que é bom e o que não é, porém, muitas vezes, a mesma música ela coloca numa nova roupa e agora diz: Ta limpinho e engravatado agora pode ouvir!!! Fala sério.
 Não se atreveria ir num estadio assistir o restarte, pois acha infantil, pobre, com letras simplórias, entretanto se deixar passar 15 anos e os mesmos fizerem um concerto com as mesmas músicas, porém versão acústica se tornam Cult e aí amigo, pronto, com roupa nova se torna uma boa música. Ué? mas a letra não era simplória? Claudinho e Bochecha cantavam "avião sem asa, fogueira sem brasa' e era simplório, mas Adriana Calcanhoto cantando é o suprassumo da MPB. Não Fernando, mas isso no meio cristão não acontece. Não? Conheço pessoas que foram viajar, não se permitiam ir a um concerto de musica aqui no Brasil, de ouvir outra música, mas ao sairem e sentirem o cheiro de outra cultura, depois de ouvir " Anel dos Nimbelungos" tornam-se grandes admiradores de Wagner, mas não conhecem a vida do mesmo e o que ele professava e muito menos sabem Alemão pra traduzir uma sequer palavra, ouvem uma ópera de uma peça sado-masoquista e acham que isso é cultura, conseguem escutar sem nenhum temor os ocultismos da "Flauta Mágica" e nem sequer questionam -  é agora que me matam - conseguem gastar tempo estudando mitologia, decorar nomes de Deuses grego e romanos, porém não conseguem decorar 10 simbolos e muito menos explicar de forma simples com 10 palavras o que significa apocalipse 10:10, não conseguem contar de forma coerente a paixão de Cristo porque acha muito triste e sofredora, mas assistir a decadênca e bebedeiras de Mozart no filme "Amadeus" o faz com extrema admiração.
 Depois saem as ruas declamando poesias, mostrando o clássico, ignorando a raiz de seu país, concluindo o que é certo e errado, esbajando cultura sem mesmo saber de onde ela veio.Voltando à terrinha achando que estão mais certos do nunca, mas voltam a não pisar no teatro, pois seus princípios não os deixam entrar em estabelecimentos profano, mas em terras estrangeiras permitiram-se entrar num bar pra ouvir música ao vivo, e brasileira, e brasileira, nunca entrou num estádio de futebol, pois não se acenta na roda dos escarnecedores, mas já ssistiram um jogo da NBA, com com palvrões à inglesa, mas é cultura, tudo bem!!! Tudo bem? Onde ficaram seus princípios? Esqueceu de declarar na saída do aeroporto e foi confiscado na alfandega?
 Eu sei, você não ta entendendo nada. Esse blog não é sobre musica? Começou falando de música e depois misturou tudo. É eu sei, mas a questão é que neste caso ta tudo misturado mesmo e vai lendo e tenta tirar o que você achar melhor pra ti.
 A questão é: Ou tu segues teus princípios amigo aonde quer que vá ou não segues em lugar nenhum, pois pompa de inteligente e cara de sábio qualquer um pode fazer é só ficar quieto e isto, ah amigo, isto Salomão já tinha dito a muito tempo.
 Olha abre o olho hein? Pois pior coisa que tem é um "Erudito parnasiano".