segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Receita pra composição...Tem?

Olá bom dia.
Então, já me perguntaram muitas vezes se existe uma formula para compor, e a resposta sempre foi e sempre será é velha: Não existe receita.
 Bom, depois de ter percebido alguma vezes a frustração nas pessoas após eu responder a pergunta, afinal elas esperavam algo como download divino ou técnicas infalíveis, eu resolvi deixar aqui algumas dicas pra, quem sabe, ajudar, mas lebre-se que as dicas são parte da minha vivencia como músico, portanto pode funcionar comigo e não funcionar tão bem assim com outros e por aí vai.
 A primeira coisa que gostaria de esclarecer é: Você compões letra ou só faz a melodia? Isso faz diferença, afinal podemos ter facilidade em fazer letra ou fazer a melodia ou até mesmo os dois e também ainda já ajudar na parte de arranjo vocal, instrumental e aí o Blog vai se tornar um livro.
 Vamos começar com a parte de letra ok? Já ouvi falar muito que "você precisa gostar de ler", bom, não necessariamente, pois acredito que precisa gostar mais de escrever ou registra sua idéias o melhor possível, seja no papel ou até mesmo num gravador, claro que ler ajuda você a aperfeiçoar suas letras e possibilidades na construção de uma boa música.
 Eu costumo sempre buscar um tema seja ele pessoal ou cotidiano da vida de qualquer um que me seja interessante relatar e também utilizar metáforas e analogias.Ter em mãos um dicionário ajuda bastante, pois não gosto de repetir palavras e também acrescentar variedades nos significados ou até mesmo enriquecer a músicas com sinônimos, assim você enfatiza uma frase tendo os mesmo significados, porém diversificou o conjunto de palavras. É bom ter também um caderno de idéias, acredite, aquela sua idéia ou frase que você achou bonita e musical certamente estará esquecida no outro dia, portanto anote.
 Você pode ou não utilizar rimas, porém tome cuida para não repetir a palavra. Conforme o post passado pode dar certo sim ( No caso de Deus sabe, Deus ouve, Deus vê), porém você pode deixar sua composição cansativa e também pobre .Tome cuidado também pra não rimar todas com o mesmo som no final. Por exemplo: Jesus é minha luz, morreu por mim na cruz e minha vida agora é Dele e Ele me conduz -
O amor é a flor que da cor,as mas traz dor. Acredite isso acontece muito.Você nem percebe porque não gosta da musical tal, mas pode estar ocorrendo isso que mencionei anteriormente, falta riqueza no texto.
 Bom, é isso. Estarei falando mais de composições e dando outra dicas sobre este assunto mais tarde, pois não quero fazer um jornal, e sim pílulas de como fazer uma boa música. Grande abraço e fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário