terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mais uma dica de composição

Salve, salve meus queridos, ontem eu comentei sobre a tal da receita pra se compor e deixei algumas dicas.
Então...Vou deixar mais algumas aqui, mas lembrando que essa é a forma que eu faço minhas música. Cada um poder ter um forma que acha que serve, afinal expressão artística é uma coisa que não se compra em garrafa, porém seria bom eu oferecer minha experiência de música com alguém que gosta, mas ta achando difícil de começar a escrever ou fazer uma música. Vamos lá?
 É importante ter um local pra você compor, um cantinho só seu. Creio que a rotina de escrever ajuda muito e o que pode ajudar a criar esta rotina é ter um cantinho pra organizar pensamentos, isto fará com que você prepare seu cérebro pra um tempo de meditação e organização de pensamentos.
 Lembra do bloco de notas? Então agora pegue-o, abra-o e comece a ver suas anotações e vasculhe algo que lhe chame a atenção, não menosprezes aquele sentimento ou pressentimento que você tem quando lê uma frase boba nas suas anotações, ter algo já enraizado na sua cabeça ajuda muito a obter uma linha de raciocínio.
 Normalmente eu faço a letra e música simultaneamente, caso queira fazer o mesmo tome cuidado pra no meio do caminho perder a lógica do negócio. Mas como assim? Simples, você vai cantando e acha que a música tem um melodia linda e esta frase se encaixa perfeitamente com a melodia, e quando você olha ouve atentamente sua música ta sem pé nem cabeça, apenas cheia de frases bonitas, melodiosas e sem sentido. Você nunca ouviu uma música e se deparou que certos trechos não fazem sentido? Então comece a prestar atenção, vai lhe fazer ser um pouco mais criterioso nas suas composições. Acontece muito com músicas comerciais, afinal elas precisam vender e nem sempre passar uma mensagem que faça todo o sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário