quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Rimar ou não rimar?

 Salve gente. Tudo certo?
 Então...Já tinha comentado sobre utilizar a rima como ferramenta de composição numa dica anterior, porém lembrei de uma coisa: Nem todo mundo gosta de rima ou fazer músicas com rimas e por aí vai.
Olha eu particularmente também não sou o maior fã das rimas e não acho necessário todas as músicas tem que haver rimas, entretanto ela é muito importante e, mesmo você não querendo, pode ajudar você alcançar seu objetivo.
 Vejamos.Escrever uma música, no caso a letra, é simplesmente uma forma de se comunicar, de se expressar e passar mensagens que respondam ou levem ao ouvinte meditar no que você tem a dizer. Se você falar alguma coisa é porque quer que alguém ouça, se quer que alguém ouça é porque deseja que esta pessoa ou estas pessoas entendam o que você está dizendo e "concluindo" se quer que entendam é porque quer que elas saiam da sua situação atual ou tomem uma atitude em relação aos seus pensamentos expostos em música, não necessariamente mudanças radicais, mas quem sabe apenas na forma de pensar sobre determinado assunto, mas não irei tão fundo assim, pois isso é outra e detalhada história. A rima ela ajuda muito as pessoas decorarem a letra a assimilarem melhor a mensagem, pois a sonoridade no final das frases e pensamentos são melhor absorvido pelo nosso cérebro e então o objetivo é melhor alcançado se você eliminou alguns obstáculos que deixariam sua música menos inteligível. Faça um teste. Liste quantas músicas você consegue cantar com facilidade sem letra e veja se nelas há rima e compare com as que não contêm ou pouco contêm...Vamos dar um exemplo: "Na oração encontro calma, na oração encontro paz, orar a Deus faz bem a alma, falar com Deus me satisfaz" Fácil de decorar né? Simples e objetiva.
 Portanto se você está escrevendo uma música e gostaria de uma ferramenta eficaz pra alcançar melhor os ouvinte pode utilizar a rima com uma boa opção, mas seja sábio em usa-la, pois a Música "Não me esqueci de Ti" de Jader Santos há pouca rima, mas faz uma diferença pra todos que precisam de um mensagem de esperança.
 Grande abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário