quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Qualquer um pode compor?

Salve gente... Tenho visto por aí alguns dizendo que músico tem que nascer músico e pronto, bom isso é meio parnasianismo de quem acredita nisso e cheio de si. Somos criatura feitas do mesmo criador, é claro que algumas pessoas nascem com maior facilidade para fazer certas coisas e se destacam, porém eu acredito que a disciplina, força de vontade, estudo e prática torna qualquer um apto a desenvolver atividades supostamente voltada para os "gênios" ou pessoas "super dotadas" inclusive no meio musical. Já conheci gente que tinha todo o talento em suas mãos, porém não estudou, não treinou, não teve disciplina e acabou ficando pra trás, ao contrário do que estudou e foi disciplinado e chegou longe. O que acontece as vezes é que quem já tem o talento pra música sabe disso por ter facilidade em executar um instrumento, cantar, escrever, porém ele é um ser humano e não uma máquina e sem treinamento ele pode ir perdendo a capacidade de aprimoramento de seus dotes. Muitas vezes acha que não precisa estudar, ensaiar, ter disciplina por acreditar que suas habilidades sempre estarão acima de sua condição física e/ou intelectual, entretanto esquece que não nasceu pronto. Por exemplo um corredor de 100 metros rasos. Ele não saiu do ventre da usa mãe num pulo e correu a maternidade toda em 9.9 segundos vestindo um colam vermelho e cheio de músculo como se fosse filho de um personagem do Dragon Ball Z. Isso só acontece em filmes e desenhos, na vida real requer esforço e estudo.
 A pessoa que "não nasceu" com talento sabe disso também e se esforça para superar suas deficiências e, muitas vezes, torna-se melhor do que quem veio de bebê com maior habilidade para a arte.
 Quer ser um bom compositor? Não digo só pra quem quer ser um músico profissional, mas também para alguém que admira a arte musical. Estude, treine, tenha disciplina, ouça, pergunte, reinvente, mas nunca fique parado. Você pode hoje estar tocando violão e de repente deparou-se que gostar de escrever e percebeu que isso pode ser o seu ponto forte na música, pois compor é ter opinião sobre um assunto e opinião você não precisa ter dom pra te-la, contudo pra ser ter uma opinião clara deve-se conhecer bem do assunto, ir fundo pra não escrever algo raso. Quem sabe você não começou aos 7 anos estudando flauta doce e tocando Beethoven desafinadamente tosco e hoje toca um violão mediano, mas tem suas idéias bem claras no papel? Não acha que foi uma evolução chegar a escrever suas próprias músicas? Você nasceu com este dom ou aprendeu a superar suas falhas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário