quinta-feira, 10 de março de 2011

O preconceito musical!!

 Muitas vezes tomamos a liberdade de dizer que tal e tal música são musicas de Cristão e outras não, porém a maiorias das vezes, para não dizer todas, estamos calcados em nossos gostos musicais adquiridos na maior parte em nossa pobre experiência cultural e musical.
 Costumamos fazer cara feia com certas músicas ou concluir que ela não vem de Deus sem ao menos escutar a letra e nem mesmo saber sua origem de composição para já termos um veredito sobre tais melodias e arranjos. Por nos faltar uma visão melhor do mundo que nos cerca, por termos ainda uma visão ofuscada de que Deus é um Deus criativo e não para de criar é que tomamos certas posições que apenas nos deixa fora de experiências musicais e importantes até mesmo para nossa vida cotidiana, afinal, música é uma forma de expressar uma opinião sobre  qualquer assunto.
 Quantas vezes ouço pessoas dizendo que adoram musicas de um quarteto chamado Gaither Vocal Band, mas você sabe que estilo de música eles cantam? Country Music ou seja, musica sertaneja americana, isso mesmo. Ela deixou de ser de Deus agora? Então porque não se toca sertanejo nas nossas? Ouvimos um Jazz gostoso combinando maravilhosamente para um dia de tarde chuvosa, porém você sabe o que é Jazz? Pra mim ele seria o MPB americano, porém se fizermos isto em nossas igrejas pode causar um grande transtorno. Não estou aqui levantando bandeira e tentando criar um grupo de protesto, de forma alguma, pois meu objetivo jamais será criar uma separação ou divisão na igreja, pois, se caso isso aconteça, terei a certeza de que Deus não está comigo e nem com minha opiniões, afinal esta escrito: "Portanto, pelos seus frutos os conhecereis" Mateus 7.15-20" e se os fruto de minhas opiniões, na presente situação, não traz união é porque não é uma boa mensagem. Mas vou um pouco além. Há uma canção muito lindo com uma letra maravilhos que canta mais ou menos assim: Há um país nas terras de além rio cheio de flores e prazer sem fim...Bom, a sua origem não é cristão e muito menos a letra mais conhecida dela seria cristã. Esta musica é uma melodia tradicional Irlandesa e sua melodia mais conhecida chama-se Danny boy. Danny Boy - (Frederic E. Weatherly) - a letra em inglês foi escrita no início do século 20, mais precisamente em 1910 com canção composta em 1913
Elvis Presley a gravou em 1976 sendo lançada no mesmo ano no disco From Elvis Presley Boulevard. A versão de Elvis pode ser considerada uma das melhores, segundo aqueles que a ouviram. Uma das muitas versões fez parte do filme "Memphis Belle: A Fortaleza voadora" e também alguns desenhos animados que já vi quando pequeno. há muitas outra músicas que não tem origem cristã, mas foram incorporadas e nosso custos e hinários:  Vencendo vem Jesus, Saudades e até mesmo o hino nacional Alemão e também muitas musica negro espiritual que na maioria da vezes não havia letra e sim apenas uma melodia melancólica cantadas em lamentos por escravos americanos.
Todos tem sua visão do que é música boa ou não e ão entremos em discussão com isso, porém devemos estar ligado a Deus para nos livramos do preconceito e cometer os mesmo erros do passado de selecionarmos no lugar de Deus o que é e o que não é certo. Há gostos diferente e devemos respeita-los e não julga-los santo ou profano, particularmente não gosto de música sertaneja, contudo não posso agora baseado em meu gosto dizer que ela não pode ser usado para levar as boas novas a outras pessoas.
Portanto tomemos cuidado com nosso coração e gosto para que eles não atrapalhem outros a acharem a 
pela música.


Nenhum comentário:

Postar um comentário