terça-feira, 5 de abril de 2011

Hierarquia musical

 Salve people not bad!!!
 Quanto tempo não é verdade?
 Bom, hoje eu vou escrever sobre um assunto que vai ajudar muito a todos que gostam de música e que também compõem música, mas lembrando que nada que eu escrevo é regra, pois tudo que e aqui são apenas experiências próprias, portanto foram úteis para mim, entretanto se eu tivesse que deixar um conselho seria "use filtro solar" rsrs.
 Sabemos que música está muito relacionado a gosto, contudo pode-se avaliar uma boa música em vários aspectos. Como um quadro que não se avalia apenas pela moldura podemos dizer que da pra se avaliar uma música, no conjunto da obra, em alguns aspectos relevantes que ajudam também para quem gosta de fazer suas próprias música e, claro, por não, em parcerias.
 Tom Jobim uma vez falou, e outro copiou e até que pro mundo inteiro vazou, se bem que não sei se foi Jobim o primeiro que exclamou que arte é 1% inspirarão e 99% transpiração. Por isso devemos colocar que nada é assim tão fácil de se fazer quando se quer fazer bem feito. Devemos estudar, analisar, ser críticos de nós mesmos e tentar sempre melhorar para quando se ouvir uma música poder analiza-la e ver se ela é mesmo uma música de qualidade, principalmente se for de sua autoria. Para isso podemos seguir alguns passos simples, uma "regrinha" que se aplicada corretamente e analisada parte a parte e corrigida nessas etapas separadamente e depois olhada numa visão macro, num todo pode se conseguir um bom resultado final. Eu chamaria isso de hierarquia musical da composição.
 Foi um nome que inventei, mas acho que fixa na mente e deixa bem claro a ordem de importância, portanto siga-me.
 Segue a ordem de importância:

  1. Letra
  2. Melodia
  3. Harmonia
  4. Ritmo
  5. Interpretação

Letra: Esta é, acima de tudo, a mais importante, pois é o que você vai transmitir, é o que você vai falar, portanto deve ser clara, objetiva, se possível ter poesia e outras características que já foi postado aqui no Blog.
Melodia: Deve ser condizente com a letra  acompanhar o tema que está sendo apresentado na letra e não chamar a atenção pra ela, mas sim exaltar o que está sendo cantado.
Harmonia: É o que acompanha a Melodia e da ênfase ao que esta sendo cantando, porém evite de chamar a atenção para a harmonia, mas não deixe de trabalhar de forma minuciosa esse fundamento para enriquecer mais ainda a música e saltar ao ouvidos o que esta sendo falado através da letra e que salte que se possa fixar na mente a melodia.
Ritmo: Esse tem um papel fundamental para destacar os outros item acima. Deve estar bem casado com o tema da música, valorizar a melodia e ajudar a harmonia a se tornar uma moldura perfeita. O ritmo não deve ser o carro chefe em nenhum momento, mas deve-se saber qual sentimento quer se passar na música e é ele quem vai destacar tal sentimento deixando-o mais ligeiro e mais brando, porém não se deve cair na inocência de dizer que música "ritmada" é coisa ruim, ou que não rola pra música boa, já começando pelo fato de que toda musica é "ritimada", afinal não existe música sem ritmo? Mas isso é assunto pra outro dia.
Interpretação: Essa é importantíssima para que tudo acima venha a penetrar no ouvido e deixe marcado no coração para o resto da vida. Um interpretação mal feita ou exagerada de uma canção pode deixar tudo a perder. Um violão sem expressão, uma bateria sem freio, uma violino que não solta lágrima num choro de emoção da dinâmica da música e, principalmente um cantor ou cantores, que ão sabem o que está cantando, me refiro a letra, e despreparado no que diz ao conhecimento geral da canção pode deixar a música sem brilho, vida e muitas vezes monocromáticas.
Grande abraço a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário